sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Google também erra

Estava ontem almoçando com um amigo e conversando sobre como os projetos empresariais, mesmo os mais planejados e bem orçados, podem resultar em tremendos fracassos e grandes prejuízos. Foi um almoço muito agradável, pois meu interlocutor é um amigo de longa data que, após 20 anos exclusivamente dedicado ao marketing cultural, resolveu pendurar as chuteiras e partiu para uma vida de almoços demorados e viagens para a serra e praia durante a semana.
Após o almoço fiquei pensando por uns instantes se eu lembrava de algum projeto de alguma empresa que eu realmente admirasse e que tivesse fracassado. Não somos feitos para relembrar fracassos - a sociedade ocidental só se lembra dos vencedores - vide o fato de que nada é mais ofensivo na sociedade americana do que chamar alguém de "loser" (perdedor).
E foi quando me veio a lembrança do Google Wave - alguém ainda lembra?
O Google Wave era a "resposta" da equipe criativa do Google para a seguinte pergunta: como seria o email, caso ele tivesse sido criado hoje (2009) e não há 25 anos atrás? Bem, foi com entusiamo que vi (eu e minha equipe num pequeno escritório que eu tinha na Barra da Tijuca) o lançamento na web, através de uma conferência online, o Wave sendo apresentado por uma Diretora Australiana do Google, que liderava este ambicioso projeto mundial. Frases como "o email está por um fio" foram a tônica da apresentação...
Confesso que, apesar de estusiasmado com todos os recursos que o wave tinha (o que mais me estusiasmou era a tradução simultânea e não precisar dar o enter para que o interlocutor visse o que estava sendo digitado), achei o conceito um tanto que confuso, visto que era um email/forum/msn/translator "tabajara" - rsrs... Mas claro que, qualquer consideração hoje em dia, dá a sensação do "já sabia" dos cronistas esportivos.
Bem, o que importa aqui é que após apenas 2 anos, e muuuitos milhões gastos, o Google oficialmente, em 4 de agosto de 2010, decretou seu encerramento. Claro que muitos milhões para o Google deve representar menos que um jantar no La Mole para a maioria de nós, mas foi um retumbante fracasso, e como tantos outros, foi rapidamente jogado para debaixo do tapete dos inúmeros sucessos do Google.
É, cheguei do almoço certo de que os gigantes também erram, apenas a diferença é que eles tem dinheiro suficiente para errar - o que de fato, não ameniza muito as coisas para nós...

Um comentário:

  1. Acho que o Google estava preparado para o fracasso do Wave. A computação nas nuvens já está revolucionando a internet e o Wave foi uma tentativa de disparar na frente. Seu fracasso minimamente deixaria lições sobre as ambições do Chrome OS e para outras aplicações Google(Docs, por exemplo).
    Assim como a apple tentou lançar tablets muitos anos atrás, o Google tentou o Wave. Algo parecido mas com uma experiência muito melhor para o usuário voltará em momento oportuno. Nada garante que será nas mãos do Google.

    PS.:As tecnologias de software e até de hardware dificultaram as iniciativas. Quem sabe com a popularização do HTML5 e internet mais rápida...

    ResponderExcluir