domingo, 29 de maio de 2011

Me contaram que Kotler está morto

Fui convidado para tomar um vinho (acabei sendo o único na cerveja) na casa de amigos. Lá tive uma grata surpresa ao encontrar uma jovem (e erudita) professora com a qual travamos uma inteligente conversa sobre Marketing e seus preceitos. Papo vai, papo vem, entre teorias e "papers" de congressos, acabei ouvindo falar do artigo intitulado: Kotler is Dead. De acordo com esta professora, era um artigo famoso (que vergonha, eu nao conhecia) e que deveria ser lido por quem fosse da área.
Cheguei em casa já um pouco cansado, mas a vontade de achar este artigo foi maior que meu sono. Achei na Internet o texto na íntegra e devoreio-o rapidamente. Tão rápido, que decidi relê-lo, para que, de fato, pudesse chegar à minhas próprias conclusões.

O texto é um diálogo ficticio entre um suposto jovem professor com o mestre Kotler. O diálogo mostra um Kotler quase que hermético, não muito aberto a críticas e receoso de uma mudança no paradigma do marketing como ele estabelecera.
De forma leve e divertida, o artigo cita autores de marketing que estavam em 1997 revolucionando conceitos antigos e que tratam de assuntos ainda pouco explorados, como os da sexualidade, por Richard Elliott, professor de "Marketing and Consumer Research" na Warwick Business School, o da cultura pop e da música por Morris Holbrook, professor emérito da Business School of Columbia e do consumo simbólico do professor Robert Grafton Small da University Leiscester.
Bem, já la pelas 4 da manhã e após ler um pouco também sobre cada um dos citados no artigo original, fui dormir aliviado, após concluir que não só Kotler está vivíssimo do alto dos seus 81 anos, mas que ele continua cumprindo seu papel de mestre, ou seja, estimulando nós, simples mortais, através dos seus pilares, a discutirmos e pensarmos sobre o marketing como ciência. Sim, acho que este sempre foi o objetivo dele.

2 comentários:

  1. Como diz nosso querido professor Luis Alexandre, "não vamos rasgar os manuais". Acho que dizer hoje que Kotler está superado é ser profeta do passado, já que muitas das bases teóricas lançadas por ele sustentaram o desenvolvimento de novas teorias. Eu que não sei nada de marketing e que estou me arriscando um pouquinho nessa área agora já tenho um profundo arrependimento de não ter comprado o livro dele, e penei pela falta do embasamento que ele dá.

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe! Adorei o erudita :)
    O Elliot é um cara excelente. Tem um livro ótimo, chamado Rethink Marketing (ou algo assim). Beijocas minhas e da Margarida

    ResponderExcluir