quinta-feira, 2 de junho de 2011

Radio online alcança 1,3 bilhões de dólares de valor

Talvez você se surpreenda ao saber que uma rádio online, chamada Pandora, acaba de bater o incrível valor de 1,3 bilhões de dólares em seu lançamento de ações na New York Stock Exchange (NYSE). Mas você deve estar se perguntando porque você nunca ouviu falar em tal rádio. Bem, simplesmente porque, devido aos direitos autorais, a Pandora bloqueia nosso IP vindo do Brasil.


Independentemente do fato deles não estarem no Brasil (ainda), este número mostra a pujança do mercado de arquivamento de música nas nuvens, que apesar de novo, já se mostra como a opção mais concreta para o modelo de música para os próximos anos.
O modelo de negócios é formado por publicidade e assinatura - quando o usuário assina o site, ele pode ouvir suas músicas (800 mil canções dos mais diversos estilos) sem ter que ouvir propagandas - muito simples. Esta simplicidade fez com que a Pandora tenha 94 milhões de usuários registrados, dos quais 32 milhões considerados como ativos, o que significou um crescimento de quase 50% em apenas 1 ano.
De fato, o modelo de músicas online parece estar sim chegando a um modelo mais maduro. Principalmente quando pensamos no recente lançamento de serviços similares por gigantes como Google (provável nome será Music Beta), Sony no PSP e o serviço lançado recentemente pela Amazon, o Cloud Drive.
Apesar da Apple estar um pouco atrasada, tem planos para lançamento em breve de um serviço também em nuvem, visto que os analistas acreditam que inevitavelmente ele irá suplantar (à medio prazo) o modelo de compra/download da música. Isto é amplamente favorável para as gravadoras, na medida que minimizaria o problema da pirataria, mas por outro lado, prejudicaria o usuário que deseja acessar sua música de seu celular, já que o custo de acesso do 3G ainda é muito alto para os parâmetros brasileiros. Mas é certo que, aos poucos, os preços de transmissão de dados online via 3G (e em breve 4G) irá cair e, quem sabe, viabilizar também este modelo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário