segunda-feira, 20 de junho de 2011

Escritor independente vende 1 milhão de livros na Amazon

A Amazon acabou de divulgar que pela primeira vez um escritor independente acaba de bater a casa de 1 milhão de livros digitais vendidos. Vender 1 milhão de livros digitais não é uma grande novidade para grandes editoras nos EUA, mas isto é uma completa surpresa quando se fala de escritores independentes quer se utilizam do sistema de publicação Amazon chamado Kindle Direct Publishing.  Este sistema permite que qualquer escritor possa publicar livros digitais e os colocar para vender no site da Amazon. Diversas críticas andam sendo feitas por usuários Amazon pelo mundo, devido ao grande número de emails com propaganda (spams?) destes livros que andam circulando pela rede. Controvérsias à parte, o sistema de publicação independente deles mostra agora q o mercado dos livros digitais (ainda tão insipiente no Brasil) é uma realidade e veio para ficar.

Particularmente, acho o Kindle o melhor reader em termos de qualidade exclusiva para leitura (pessoalmente não conhecia, mas recentemente uma amiga me emprestou um para que eu conhecesse). Acho que apenas o Kindle deixa a desejar pela interface com botões - acho q a tecnologia touch screen seria mais apropriada para este tipo de produto, pois facilitaria a leitura de PDF - possibilitando o aumento de tamanho das letras na tela gradativamente. Neste sentido, acho q o iPad tem mais vantagens na relação custo/benefício.

Mas voltando ao tema inicial, o autor do livro (e da façanha) chama-se John Locke e já havia publicado uma meia dúzia de livros anteriormente, dentre eles, livros como Vegas Moon, Wish List, A Girl Like You, Follow the Stone, Don’t Poke the Bear entre outros. Pelos títulos e pelas capas dos livros, já pode-se perceber que ele não deve ser um escritor de alta categoria literária (não li para fazer uma avaliação pessoal imparcial, mas são os comentários que circulam pela Internet e não um preconceito contra qualquer estilo literário), mas isto pouco importa pela sua marca hitórica.
Quem sabe não vemos muito em breve alguns escritores brasileiros publicando (ao menos) seus livros de marketing lá na Amazon também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário