Há uma série de analistas (dos quais discordo), que afirmam que estamos vivendo uma bolha semelhante a ocorrida no fim dos anos 90. Um indicador disto seria a lista, cada vez mais crescente, de empresas PontoCom que estão valendo mais de 1 bilhão de dólares. Listamos aqui apenas algumas:
- www.Airbnb.com - é um site que permite que o cliente ache um local para se hospedar em apartamentos de particulares. Pode ser desde uma cama, um quarto privado ou até o apartamento inteiro. O site tem tecnologia de identificação do IP, e por isso, provavelmente o cliente brasileiro quando acessar, já encontrará a página em português (e muitas ofertas brasileiras). O site lançado em 2008 já alugou mais de 1.6 milhões de noites em diversas partes do mundo e teve o fantástico crescimento de 800% no ano passado.
- www.Squareup.com - é um site que facilita e permite que qualquer negócio permita aceitar facilmenmte cartões de crédito online, e mobile. O diferencial deles é a facilidade e agilidade de implementação, sem grandes esforços e sem contratos complicados. O sucesso é enorme e as perspectivas de médio e longo prazo maiores ainda.
- www.Paypal.com - este nome já é famoso no Brasil (principalmente para quem compra na Internet já alguns anos em sites internacionais). Porém, no Brasil, eles tentam embarcar de fato há alguns anos sem muito sucesso, visto o receio da maioria dos clientes brasileiros com sites de meios de pagamento gringos. Aqui, sites como PagSeguro e Moip dominaram totalmente o mercado, principalmente com a febre dos sites de compra coletiva nos últimos meses.
- www.Spotify.com - site de musica online via streaming. Possui hoje cerca de 13 milhões de m;usicas. Nada de inovador, mas faz um sucesso incrível e ja vale mais de 1 bilhào de dólares também.
- www.Dropbox.com - site de hospedagem de arquivos e compartilhamento. O foco do site é a integração de todas as paltaformas (fone, desktop e laptop) através do sistema do dropbox. Entretanto, eu já ultilizei muito o dropbox para "enviar" arquivos super pesados para clientes e parceiros. Achei a solução muito mais fácil do que os tradicionais sites de envios de grandes arquivos. O dropbox é um grande sucesso e já os colocou no seleto grupo das novas empresas PontoCom de mais de 1 bi!
- www.Gilt.com - site de compras de produtos "da moda" (roupas, perfumes, produtos de beleza, etc.). O site para acessar precisa de um pré cadastro e poderíamos considerá-los uma espécie de site de compra coletiva. É um sucesso mundial e os traz pro clubinho dos bilionários.
- www.FourSquare.com - nosso último site da lista já é um dos queridinhos dos antenados e conectados, principalmente dos que usam com frequência Facebook e Twitter. O sistema (após o usuário criar um breve cadastro) localiza aonde o cliente está e posta isto nas suas redes sociais preferidas. É um site viciante (posso garantir por experiência própria), pois é muito ágil e identifica com uma precisão surpreendente onde você está identificando o bar, clube, restaurante, igreja, etc... E por conta da facilidade, da utilidade e da inovação, já ultrapassou o 1 bilhão de dolares de valor de mercado!
Este blog é uma homenagem ao grande Zygmund Bauman, doutor em sociologia, que escreveu inúmeros livros, dos quais destaco os que inspiraram este blog: “Medo Líquido”, “Modernidade Líquida” e “Amor Líquido”. O conceito de liquidez tem relação com a própria modernidade e com o ser humano “pós-moderno”. Pretendemos aqui, tal qual o mestre, discutir conceitos da tecnologia que alteram, confrontam e até surpreendem nós todos pela agilidade e fluidez que ela transpassa nas nossas vidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre o Foursquare, me pergunto (como heavy-user que sou): por que diabos somos impelidos a fazer check-in nos lugares e contar pro mundo nosso itinerário? É algo totalmente irracional! Mas viciante, sem dúvida....
ResponderExcluir