O que à princípio poderia parecer uma grande tolice, hoje já configura-se uma especulação baseada em mais do que simplesmente "achismos"...
O Facebook, apesar das negativas oficiais pode estar se preparando para ingressar no multibilionário segmento de buscadores, onde pretende bater diretamente com o Google.
Mas qual seria a diferença de um buscador Facebook em comparação com o Google? Porque o Facebook iria ingressar em um segmento já tão estabelecido e liderado tão isoladamente pelo Google?
Bem, o buscador Google é a melhor (pelo menos a mais conhecida) ferramenta de busca anônima e através de seus sofisticados algoritmos consegue identificar minimamente o que o usuário anônimo deseja encontrar.
O segredo deste resposta está na palavra "anônima", pois é exatamente o oposto do que o facebook poderia ter a seu favor. Seus hoje mais de 700 milhões de usuários tem um perfil claro de comportamento, o que permitiria a uma possível ferramenta de busca Facebook ser muitas e muitas vezes mais "certeira" que a plataforma Google.
Bem, o jovem Mark já demonstrou que de bobo não tem nada e que é ambicioso suficiente para ingressar em mais este desafio. Nossas apostas estão nesta direção para muito em breve - quem viver, verá!
Este blog é uma homenagem ao grande Zygmund Bauman, doutor em sociologia, que escreveu inúmeros livros, dos quais destaco os que inspiraram este blog: “Medo Líquido”, “Modernidade Líquida” e “Amor Líquido”. O conceito de liquidez tem relação com a própria modernidade e com o ser humano “pós-moderno”. Pretendemos aqui, tal qual o mestre, discutir conceitos da tecnologia que alteram, confrontam e até surpreendem nós todos pela agilidade e fluidez que ela transpassa nas nossas vidas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro João,
ResponderExcluirvale notar que a pesquisa do Google não é anônima(a não ser que você tome os devidos cuidados para deslogar de todos os serviços. Ah, o Blogger é um deles!).
Provavelmente eles sabem muito mais de nós que o facebook(pelo menos por enquanto); e utilizam essas informações nos resultados das pesquisas e em diversas outras ferramentas. Faço em média 30 pesquisas por dia no Google, utilizo o Youtube, assino seu blog, leio feeds no Google Reader, baixo papers no acadêmicos etc etc
Até então o Facebook sabe somente o que quero publicar. A briga será boa!
Entre no Google Dashboard e se surpreenda com o quanto usamos o Google e o refinamento das estatísticas do "Histórico Web" de nossas atividades.